Verdade Histórica
Durante a Inquisição a Igreja desejava livrar-se dos pagãos e das bruxas, com a clara intenção de espalhar o medo e a dependência entre os seres que até então eram livres. Nesta época quem fosse considerado pagão teria confiscada suas propriedades, jóias e toda espécie de bens patrimoniais, o que revelava-se um negócio extremamente lucrativo. Além disto existia uma rede de informações que era obtida através da confissão dos pecados dos fiéis, que desejosos de recuperar sua pureza espiritual e o perdão divino acorriam aos confessionários. Também era muito usado o sistema de denúncias, que mesmo sem provas contundentes, levou cerca de dois milhões de inocentes à fogueira.
Muitas mulheres que usavam ervas medicinais em preparados curativos foram acusadas de feitiçaria e condenadas a morrer, a tal ponto que durante o século XVIII o número de mulheres diminuiu de forma assustadora em toda Europa. No ano de 1736, em Inglaterra e Escócia, a prática da bruxaria deixou de ser um crime com pena mortal. Entretanto até meados do século XX aconteceram muitas fogueiras ou enforcamentos em outros países em que havia alguma mulher suspeita da prática da bruxaria. Na Inglaterra, em 1952, o governo deixou de considerar crime a prática da bruxaria. Entretanto, infelizmente, até os dias atuais existe uma mentalidade e uma suposição de que bruxas são seres com rostos deformes, que praticam rituais satânicos, que fazem mal aos animais e seres humanos, ou que voam em vassouras dando gargalhadas estridentes.
A Tradição e Filosofia Wicca
A Wicca é uma tradição pagã que celebra os ciclos da natureza e reverencia divindades pré-cristãs, principalmente as deidades celtas. A tradição wicca abrange diversos conhecimentos (entre outros) como o xamanismo, cabala, alta magia, druidismo, herbolisteria e práticas espirituais variadas.
Feiticeiras ou Fadas?
No início da Idade Média, quase todas as mulheres podiam ser chamadas de bruxas, já que qualquer mulher sabia mais sobre superstições e encantamentos do que uma centena de homens.
Até o século 15, os "Feitiços e encantamentos" das mulheres foram, virtualmente, o único depositário de prática médica. As mulheres da idade média conheciam o poder das ervas, dos ciclos lunares, dos ventos, das chuvas, estrelas e planetas.
Estavam profundamente ligadas por um amor e agradecimento à Terra e todas as manifestações de força e poder que vinha desta.
Paracelso disse que as bruxas o tinham ensinado tudo o que sabia sobre cura. Em 1570 o carcereiro do Castelo de Canterbury libertou uma feiticeira condenada, justificando, com a opinião popular, que ela sozinha era melhor para tratar os doentes do que todos os e padres e exorcistas.
Filosofia Wicca
Ainda existem muitos mitos e fantasias que encobrem a verdadeira essência da bruxaria, que é uma religião em que os praticantes são seres independentes, que não precisam pedir perdão de seus pecados, porque sabem que todo ato mau tem uma resposta nesta vida ou na próxima.
Os pagãos acreditam que a volta da ligação com a natureza é o único caminho para uma vida harmônica e equilibrada, por isso todos os Ritos sagrados da Bruxaria estão centrados nas Estações do Ano e fases lunares.
A Bruxaria orienta que os poderes mágicos são latentes à todas as pessoas, porém devido ao nosso modo de vida estes poderes se atrofiaram. O que Bruxaria faz é desenvolver e ampliar esta força, assim como ensinar e auxiliar à providenciar uma atmosfera propícia na qual eles possam se manifestar.
Bruxas nunca comprometem seus filhos com a sua fé particular, pois acreditam que cada um deve seguir o seu próprio caminho. As crianças sempre são ensinadas à honrar sua família, amigos, a ter integridade, honestidade, a tratar a Terra como sagrada e a amar e respeitar todas as formas de vida.
O fanatismo é repudiado pelos pagãos, assim como o proselitismo é inadmissível. Bruxos nunca divulgaram sua Religião porta a porta. São extremamente discretos, pois acreditam que a aproximação à Bruxaria deve resultar de uma escolha individual.
Tolerância e respeito com relação a outras práticas ou crenças religiosas é um dogma wiccaniano "faça o que desejar desde que não prejudique a ninguém".
As Bruxas acreditam e aceitam a Lei Tríplice, que determina que um ato sempre tem a resposta em efeito bumerangue. O que se faz retorna 3 vezes para o emissor, portanto tratam de gerar bons pensamentos e fazer todas as coisas sempre para o bem de todos os envolvidos.
Em que Acreditam as Bruxas?
* Respeito na mesma proporção não só a seres humanos, mas para a Terra, animais e plantas.
* Realização dos Ritos no interior de um Círculo Mágico, pois os Círculo é um espaço sagrado.
* Convicção na reencarnação.
* Observação da mudança das Estações do ano, com 8 Sabás Solares e entre 12 e 13 Esbás Lunares(21 ritos anuais).
* Crença nos aspectos femininos e masculinos do Divino.
* Repúdio ao proselitismo, pois pessoas só se tornam Bruxas por escolhas própria.
* Igualdade à mulheres e homens, pois ambos são complementares, apesar de sempre a mulher ser enfocada.
* Importância aos “3 Rs” : REDUZIR, REUTILIZAR , RECICLAR.
* O sentido de servidão à Terra.
* Respeito por todas as Religiões e liberdade religiosa.
* O Repúdio por qualquer forma de preconceito.
* Conscienciosidade em relação à cidadania
RESPOSTAS PARA AS DIVERSAS DETURPAÇÕES ATRIBUÍDAS À BRUXARIA.
* Bruxas não acreditam nem honram a Deidade conhecida como Satã, pois o demônio é uma crença da Igreja Católica e de outras correntes do Cristianismo.
* Bruxas não sacrificam animais ou humanos.
* Bruxas não renunciam formalmente o Deus Cristão, apenas acreditam em outros aspectos divinos.
* Bruxas ou bruxos não odeiam os cristãos, a bíblia ou Jesus, nem são anti-cristãos, apenas não são cristãos.
* Nos Sabás e Esbás não são utilizadas nenhuma droga ou são feitas orgias sexuais.
* Bruxas não praticam necessariamente Magia Negra.
* Bruxas não forçam ninguém à fazer algo que agrida seus princípios e crenças.
* Bruxas não profanam Igrejas Cristãs, hóstias ou bíblias.
Como tornar-se um praticante da Religião Wicca?
Desde que os seres humanos estão neste planeta o espírito tem escolhido seres com um dom especial para trabalhar com a magia. Em verdade todos podemos estudar ciências mágicas ou místicas, mas só poderemos praticá-las depois de muito conhecimento, dedicação e treinamento. Costuma-se dizer que o aluno encontrará seu mestre quando seja a hora e momento, e eu sempre digo que não são alunos, mas filhos adotados com a alma.
A Iniciação
Para ser um iniciado em Wicca é necessário que se estude a filosofia pelo prazo mínimo de um ano e um dia. O ano segue o Calendário Lunar de 13 meses de 28 dias, mais um dia, no total 365 dias. Daí vem a expressão "Um Ano e um Dia", pois, quando é iniciada, a pessoa estuda durante esse período para, depois, confirmar seus votos. O Calendário de 13 Luas também era usado pelos Maias, e é o que se afina melhor com os Ciclos da Terra. Para um praticante de Bruxaria é muito importante se afinar com as fases da Lua.
Quando o adepto se achar pronto para ser um(a) bruxo(a) - aceitando todos os princípios da bruxaria - pode buscar dois métodos de começar nesta filosofia pagã: através de auto-iniciação ou ser iniciado por um bruxo(a) experiente e capaz.
Praticantes de Wicca atualmente
As bruxas de hoje estão distribuídas no planeta inteiro e formam grupos de variadas linhagens, tais como Tradicional, a Diânica, Alexandrina, a Gardneriana, Solitária, Eclética e Bruxaria Hereditária.
Características das Bruxas
Bruxas são pessoas das mais variadas idades, posição social e raça que têm em comum uma Religião voltada ao reencontro de um caminho espiritual harmônico com a Terra e com as manifestações da natureza.
Sem dúvida você se perguntará onde estão as pessoas que tenham a fé voltada para a religião Wicca? Por que nunca viu nenhuma dessas criaturas raras com estas longas capas pretas e verruga no nariz? É bastante provável que tenha cruzado com várias, e talvez até trabalhe com uma, mas certamente serão pessoas comuns e discretas, que seguem suas carreiras de advogado, decoradora, engenheiros, médicos, empresários, donas de casa, militares, ou em qualquer atividade.
Algumas características das bruxas que conheço.
* Talvez o sinal mais claro de que você está diante de uma bruxa seja o fato de que suas plantas são as mais lindas.
* Ela nunca estará reclamando quando chove, venta, faz frio ou calor, porque ela sabe que todos os eventos da natureza são necessários e seguem uma ordem maior e necessária.
* Ela sempre terá plantas mágicas no jardim (alfazema, alecrim, manjericão, gengibre, menta, entre outras) e/ou vários vidros com ervas e espécies.
* Os animais domésticos sentem uma grande afinidade com as bruxas.
* As crianças sentem-se à vontade com as bruxas.
* As bruxas estão quase sempre com um sorriso nos lábios, e quando riem dão gargalhadas realmente.
* A maioria das bruxas tem seios fartos e pele macia, chamando atenção por suas formas femininas.
* As bruxas preferem andar descalças.
* Conhecem muitas formas de harmonização pessoal.
* Necessitam estar em silêncio à medida que vão tornando-se mais equilibradas.
* Tem muita energia, apesar de que aparentam tranquilidade em seus atos.
* A cozinha é seu forte, tanto que raramente utilizam-se de receitas para preparar seus quitutes.
Nenhum comentário:
Postar um comentário